diorita circular
diorita orbucular da Corsega
detalhe da diorita orbicular Corsega
Folha detalhada
diorita circular
Sucessivamente descrita a analisada por inumeros especialistas desde 1851, é uma mistura de feldspato, de hornblende, de biotita (mica preta) e de quartzo.
Ela é considerada como uma rocha intrusa de uma textura idêntica ao “granito”, o termo “granit” designando uma pedra dura empregada em engenharia civil.
A matriz é de textura mais grosseira que as do granito em hornblende, à anorthita e à bitownita levando as veias, bastante as veias em orbiculos (e não em orbitas), de cor verde-azul até cinza azul; de uma densidade vizinha de 2,80.
Amontoados espirais, unicamente feldspaticos, seja em mosaicos muito finos de escombros mal orientados de anortita, de dimensões variaveis, isoladas ou agrupadas e desigualmente repartidos, dão alterações concêntricas de zonas claras e escuras de quem a gênese não é exatamente explicada.
O diâmetro destes orbiculos (circulos) vai de 2 à 30 centimetros e a quantidade de suas folhas da unidade à uns vinte, seu espaço se fazendo conforme uma progressão geométrica.
Caracteristicas quimicas
Caracteristicas fisicas
Cor Principal
cinza
Outras cores
branco, azul, preto, rosa, verde, violeta
ela forma circulos de cor
Dureza
0.0 à 0.0
Densidade
2.80 à 0.00
Clivagem
nenhum
Fratura
granular, irregular
Propriedades oticas
Transparência
opaco
Refringência
0.000 - 0.000
Birrefringência
0.000
ilisivel, rocha opaca
Dublagem
não
Pleocroismo
ausente
Numero de cores
1
Fluorescência
inexistente
PROPRIEDADES DOS CRISTAIS
mistura de diferentes constituintes
Outras informações
Signos do zodiaco
cancer, capricornio
Gemas aproximativas
Local de extração
Ela é uma “especialidade” da Corsega na França…
Não obstante descobriu-se jazidas no mundo inteiro.
Utilização em joalheria
A diorita pode ser lapidada em cabochão e ela entra na fabricação de objetos decorativos : cinzeiros, caixões, estatuetas…
Cuidado e precaução no cotidiano
rocha pouco fragil
Litoterapia cultural e historica
Os litoterapeutas consideram que ela prenderia as energias negativas e um grande pedaço colocado num cômodo de uma casa absorveria até os pensamentos negativos, mas ela deve ser frequentemente purificada pois ela agiria como uma esponja que se saturaria.
Colocada no chacra do Terceiro Olho, ela agiria da mesma maneira. Sobre o chacra do Plexo Solar ela regularia o sistema digestivo. Sobre o chacra do Coração ela reforçaria as capacidades toraxicas. sobre o chacra da Garganta ela atenuaria as tosses e as rouquidões.
Pedras historicas e legendas
A historia da diorita é digna de um romance : desde 1786 de Saussure assinalava na geleira de Miage, no maciço do Mont-Blanc, um gabbro circular em hornblende que J.Pinkerton chamara miagita em 1811.
Em 1809, foi descoberto nas imediações de Santa-Lucia-di-Tallano, perto de Sartène (Corsega), uma rocha tendo aspecto de uma pele de pantera, e a chamaram de corsilita, por pouco tempo alias, pois em 1811 a revista Petralagy a consideraria comoiuma simple variedade de granito. O 21 de Novembro de 1853 diante da Sociedade Geologica da França, M.Constant Prévost dava leitura de uma carta de 8 de Junho, recebida da Corsega e que descrevia em detalhe “a jazida da rocha remarcavel…”.
Esta “corsita” foi qualificada de unica no mundo…antes de ser descoberta na Finlândia ! Foi listado uma centena de abrigos através do mundo (1966)
Venez visitez
notre site web
voillot-joaillier.fr
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec.